segunda-feira, 10 de maio de 2010

Evangelho Antropocêntrico:Cristianismo sem Cruz

Temos ouvido um “evangelho” que atrai as pessoas para dentro dos templos
Mas que as afasta de Deus e da verdade, a algum tempo atrás surgiu na Europa
um movimento filosófico chamado de Antropocentrismo, essa nova filosofia tinha como marca principal tirar Deus do centro pensamento da época, e colocar o homem no centro das atenções.
É importante afirmar que esse foi um movimento filosófico, mas hoje muitas pessoas estão pregando, e querendo ouvir um “Evangelho Antropocêntrico”, que coloca o homem em primeiro lugar, um evangelho que apenas supri as necessidades terenas do ser humano, mas que não traz mudança de vida. Esse ‘evangelho’ está mais centrado em culturas religiosas, filosofias e psicologias humanas do que na bíblia, nosso ‘Cristianismo’ está mais adequado há cânticos, que foram escritos sem o critério da palavra de Deus do que nas sagradas escrituras.
Jesus foi questionado sobre o que era a vida cristã, sua resposta foi objetiva:
Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.( Mc 8.34).E como diz um certo pregador a cruz não é ortopédica, ela não tem de se ‘ajustar’ em mim, sou eu que preciso sacrificar a minha carne para carregá-la.Alguns ‘Cristãos’
parecem-me pensar justamente o oposto, que a cruz tem de se ajustar a ela, a maneira que ala pensa, que ela acha ‘confortável’. Algumas pessoas estão aceitando a Cristo como salvador imaginando que a decisão tomada se equivale ao ato de tomar uma vacina que imuniza e livra o cristão de todos os males e problemas desta vida, colocando-o de fora dos dilemas humanos, o que não é verdade. Infelizmente muitas denominações evangélicas tem caído na tentação de aprestar ao povo um cardápio de facilitações que não estão presentes nas sagradas escrituras.
Acho interessante que alguns pregadores pregam que Jó foi provado por que era uma pessoa carnal, que não tinha ‘muita fé’, mas ao ler o texto bíblico compreendo que Jó foi provado apenas para ter um intimidade mais profunda com Deus, é o bíblia e o próprio Jó diz:

Eu te conhecia de ouvir falar, mas agora os meus olhos te vêem” (Jó 42.5)Eu Vejo Jesus chamando a Saulo de tarso e dizendo a ele:
“Eu o mostrarei o quanto deve sofrer pelo meu nome” (At 9.16). Um pouco mais a frente o próprio Paulo escreve aos filipenses:
“...conhecê-lo e a virtude da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, sendo feito conforme a sua morte” (Fp 3.10). O argumento que tais pregadores do “evangelho antropocêntrico”
Mais utilizam é o de que Jesus prometeu vida abundante (Jo 10.10),
Mas será que vida abundante é abundancia de bens materiais? Estou convicto que não, pois se fosse desta maneira não existiria tantos empresários não estariam tão estressados e eles não cometeriam tantos suicídios.Não estou fazendo apologia a pobreza, mas o evangelho de Jesus não é centrado é possuir coisas, mas sim em ser
ser, ser uma nova criatura nascida do Espírito Santo.
É somente pela cruz que somos capazes de trilhar o caminho do sacrifício, da submissão, do amor, da compaixão que nos reconcilia com Deus e nos aproxima uns dos outros. Lembre-se que Jesus disse:

“....no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo eu venci o mundo” (Jô 16.33)

Um comentário: