segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A Fé sem obras é Morta


Um dos Grandes riscos que a igreja corre nos dias atuais é o de esquartejar sua responsabilidade social. Algumas organizações religiosas que se denominam “Cristãs” tem a petulância de afirmar que a obra social não é trabalho da igreja, que esse trabalho é de responsabilidade de outros, do governo. O correto mesmo seria dizer a essas organizações semi-evangélicas que se dizem “Cristãs” que elas não são dignas nem mesmo de serem chamadas de instituição religiosa quanto menos Igreja de Cristo.
Uma igreja que se diz ser igreja, mas que não dá assistência ao necessitado, que não dá ouvidos ao clamor do pobre, enfim uma igreja que não realiza obra social não é digna de assim ser chamada. Observamos o que diz a palavra de Deus no livro de Tiago 1.27:
“A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e pai é esta: visitar os órfãos e as viúvas das suas tribulações...” , nos Provérbios 21:13 a escritura diz:
“O que tapa o ouvido ao clamor do pobre também clamará e não será ouvido”.
Dizer que as obras sociais não são de responsabilidade do povo de Deus e da igreja, é ser insensato e ainda infiel a palavra de Deus.
Tiago é claro em sua carta quando diz : “Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo? Se um irmão ou irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, e qualquer dentre vós lhes disser: ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos ...(Tg 2. 14-16)

“..A fé, se não tiver obras por si só está morta..”Você pode ser a pessoa que mais conhece bíblia em sua igreja, pode ter a oratória mais bela, ser uma pessoa admirada pelas outras, contudo se a sua fé não for acompanhada por obras ela é morta.
Estou convencido que a nossa pregação para as pessoas não consiste apenas em palavras, na grande multiplicação (Mateus 14.13-21) quando os discípulos perceberam que a multidão tinha fome eles quiseram se esquivar da responsabilidade de alimentá-los mas Jesus os repreendeu e disse:

"..Não precisam retirar-se ; dai-lhes, vós mesmos, de comer." (Mateus 14.17)Aonde está o amor ao próximo quando falamos de amor, ministramos sobre amor mas não somos capazes de demonstrar esse amor em obras, realmente amamos as vidas?
“Pregue o Evangelho a todo tempo, e se necessário use as palavras” - São Francisco de Assis

3 comentários:

  1. Belas e importantes palavras...O que vejo é um monte de pessoas que se auto intitulam cristãs, fugindo das nossas responsabilidades...Seguindo seu blog, depois leio mais... =D

    ResponderExcluir
  2. É irmão Lucas, como diz aquela canção da Alda Célia..."este é o tempo de lançarmos a rede, pregar a palavra, viver o evangelho..."

    ResponderExcluir
  3. Realmente Lucas, voce esta trazendo esclarecimento e uma palavra verdadeira a muitos!! Nao pare! Nunca!

    Deus o abencoe!!

    ResponderExcluir