terça-feira, 23 de agosto de 2011

Exemplo Latinoamericano?

Por Lucas Porto

Abaixo um vídeozinho de um protesto por uma educação melhor no Chile:


Santiago do Chile (Chile), 19 ago (EFE), (Imagens: Javier M. Uzcátegui).=. Pelo menos 50 mil pessoas desafiaram nesta quinta-feira o frio e a chuva e protestaram em Santiago a favor de uma educação pública, gratuita e de qualidade, em uma nova jornada de mobilizações convocada por estudantes do ensino médio e universitários, além do Colégio de Professores do Chile.
O objetivo da passeata em Santiago e das manifestações realizadas paralelamente em outras cidades do Chile, que ao todo somaram 150 mil participantes, segundo os organizadores, era rejeitar o último pacote de medidas apresentado pelo Governo para buscar uma solução ao conflito estudantil, iniciado há três meses.
Fonte: Agência EFE

Comentário Lucas Porto: Os conflitos entre governo chileno e estudantes já duram mais de meses, é bem ver verdade que esse conflito já teve alguns capítulos tensos, violêntos com policial ferido e gente indo pra cadeia, mas no último dia 19, sexta-feira , esses jovens latinoamericanos nos deram um exemplo de como é possível fazer um ativismo políco forte, sem violência, "anarquismo" ou coisa do tipo. Em meio a muita chuva a juventude chilena mostrou que não está disposta a recuar diante da atitude do governo frente a educação pública no país.

2 comentários:

  1. O Brasil precisa se mobilizar para a melhoria da Educação pública... Seguir o exemplo dos jovens Chilenos... Há uma distância grande entre o ensino fundamental e médio e a graduação... É muito ruim, os alunos entram nas universidades sem uma base solida de ensino e pesquisa....Não dá para aceitar esta situação....culpa de um governo corrupto!

    ResponderExcluir
  2. Tá longe do Brasil chegar nesse nível.

    ResponderExcluir