quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A juventude brasileira, a Política, Restart e outras drogas!

Por Lucas Porto
Essa semana postei no twitter e no facebook:
Na Índia os jovens protestam contra a corrupção, no Brasil jovens protestam contra cancelamento do show da Restart ! #QuantaEvolução

Isso porque nesta mesma semana, mais especificamente ontem, 18/08 milhares de indianos, dentre eles muitos jovens, foram as ruas de Nova Délhi protestar contra a corrupção e contra o primeiro ministro Manmohan Singh (Veja aqui)
Os manisfestantes carregavam cartazes e bandeiras pedindo o fim da corrupção.




Mas não é a esse fato "isolado" que quero me ater, mas sim no que vem acontecendo paralelamente no Governo brasileiro e nos países do mundo ocidental ao longo dos últimos messes em vários setores e ministérios do governo, denúncias e mais denúncias, desvios, propinas, improbidade administrativa e tudo aquilo que já estamos acostumados a ver nas terras tupiniquins.

Aí, eu pergunto a você aonde estão os jovens nessa hora? Aonde esta a juventude ocidental com toda a sua pompa de jovem idealista e com todo seu "status quo" de homem informatizado e globalizado?
Eu respondo, está aí envolto num uviverso de futilidades e preocupções inúteis. 
Dependendo do dia e da hora basta uma rápida nos Trending Topics Brasil no Twitter para ver coisas do tipo: "#PrincipedoSertanejoLS", "#HappyRockRestart" .

Você pode até dizer que estou pegando pesado, mais não, basta lembrar o episódio envolvendo os fãs    e os integrantes da Banda Restart no cancelamento de um show, nem preciso narrar o fato.


E o que dizer então das "marchas" que ficaram tão populares em terras tupiniquins durante o ano.
Com autorização do STF milhares de jovens saíram as ruas de várias capitais do país para "reivindicar" a legalização da cannabis sativa. Não quero entrar no questão do vício, dos prejuízos, do tráfico, do "uso terapêutico" e coisas do tipo. Mas sair as ruas com cartazes, protestando em favor da legalização da maconha? é demais hein! essa brincadeirinha de fazer apologia as drogas já esta tomando proporções alarmantes, acho que essa gente nunca viu o desespero de uma mãe com filho drogado dentro de casa.
Me desculpe, mas esse tipo de manifestação eu tenho que desprezar.


Agora vamos nos voltar para aquilo que realmente importa, a participação social e política da juventude brasileira. Grande parte dos jovens não se informam dos acontecimentos políticos, não tem senso crítico, são muito mais que apartidários, são apolíticos, não participam, não interagem e são alienados. Isso não faria tanta diferença se o cenário fosse diferente, mais não é, o primeiro semestre do governo Dilma passou, marcado por escândalos e denúncias de corrupção. No Oriente médio a situação era diferente manisfestantes foram as ruas pedindo a renúncia do então presidente Hosni Mubarak, resultado após 18 tensos dias de conflitos e manifestações a população conseguiu o que queria. A história do estudante e do jovem brasileiro a  alguns anos atrás era bem diferente, não podemos esquecer que a UNE (União Nacional dos Estudantes) teve papel fundamental na luta contra a ditadura militar. Alguns atribuem a apatia político-cultural do jovem brasileiro de hoje a grande repressão que a juventude sofreu durante os anos de chumbo. O argumento é fraco simplesmente porque a geração de hoje não é a geração de décadas passadas. Ainda somos um país democrático, com corrupção ou não o poder emana do povo e governantes são escolhidos nas urnas. Talvez essa facilidade e essa liberdade que o jovem tem até para ser omisso tenha lhe atrofiado a mente.


 Afinal de contas com tanta liberdade que nos é dada há coisas mais importantes do que se preocupar com política e participação social,  protestar contra o cancelamento do show da Banda Restart é uma delas. Atrasados são esses Egípicios e Indianos que ainda não experimentaram as maravilhas da vida ocidental, eu hein! protestar contra corrupção e a ditadura que coisa mais atrasada.

6 comentários:

  1. Fora q agora esta aparecendo meninas( nao q eu sou contra mulher gostar de futebol) no jogo de futebol, pq quer ir ver,(e se fosse só ver, estaria bom, mas gritar USAR A SUA GARGANTA q poderia ser usada para outras coisas) seu IDOLO pq ele é lindo ou pq ele ganha bem no futebol... Ha fala serio, as vezes eu nem acredito...

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo o texto. Eu ando revoltada com essa 'geração' brasileira que só que saber de modinha. Não tem mais personalidade própria e só ficam esperando a nova onde. Alguns falam que é por não termos mais pelo que lutar. Mas,eu discordo. Temos muitas coisas pelo que ainda lutar. Sinto dizer que sinto inveja da gerações passadas. Bj

    ResponderExcluir
  3. Olá Lucas! Prometi e apareci!! rs...
    Muito bem escrito seu texto. Como a colega acima mencionou, também ando bem desgostosa com a juventude de hoje. Não só a brasileira, creio que seja um problema geral.
    Os valores estão cada vez mais invertidos, aplaude-se o que ruim e condena o que deveria ser bom!
    Além disso, esses jovens de hoje se preocupam muito mais em defender seus interesses, como por exemplo o cancelamento do showzinho desses pseudofamosos como Restart, e cruzam os braços quando falamos na luta pela qualidade da educação, exemplo tb.
    Triste realidade que vivemos.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. É vergonhosa a situação dos jovens brasileiros de hoje. A grande maioria não tem senso crítico no que diz repeito a assunto importantes, como política, educação e economia. Estão mais preocupados coisas fúteis. E o que me deixa mais intrigado é que eles sigam sempre uma "modinha", não possuem autonomia para decidir fazer o correto com base em princípios e valores bem definidos.
    Ótimo texto.. Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Pois amigos como eu sempre digo acho que sou um jovem dos anos dourados vivendo nos anos 2000

    Tem coisas que a gente como geração informatizada não sabe valorizar!
    Detalhe: Não aguento mais ver Restart nos TT's
    esse povo ta doente!

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde vi seu tópico na comunidade "A Amazônia é nossa! já marquei inúmeros encontros protestos e etc quase ninguém comparecia.Durante 9 anos estive envolvida em diversos movimentos,participei de algumas passeatas da Andec,prostestos diversos...inclusive na última que fui tinha na época 20 anos policiais militares nos cercaram após iniciarmos o hino nacional próximo a praia de Copacabana.
    O jovem brasileiro está ocupado jogando video game,se masturbando em frente o computador entre outras coisas inúteis.
    Lamentável...só o que tenho a dizer.

    ResponderExcluir