sábado, 29 de outubro de 2011

Assisti e Recomendo: Sombras de Goya



Por Lucas Porto

Karl Marx assinalou no século XIX :


"O sofrimento religioso é, ao mesmo tempo, expressão de um sofrimento real e protesto contra um sofrimento real. Suspiro da criatura oprimida, coração de um mundo sem coração, espirito de um situação sem espirito: a religião é o ópio do povo"


Bem verdade é, que Marx viveu em um contexto histórico em que qualquer pessoa em sã consciência teria seus motivos para não simpatizar com religião, quando escreveu a celebre frase ainda respirando ares de revolução francesa, movimento burguês que fez forte oposição a Igreja Católica Romana, já que o movimento teve seu 'fim' no ano de 1799 e Marx nascera em 1818. Opressão era uma palavra comum neste período, mas o que faz melhor conexão com ela não é a religião em si, e sim as ideologias que possam estar por trás dela, tudo isso é muito bem 'ilustrado' em "Sombras de Goya"


Sinopse: Ao final do século XVIII, o velho continente atravessava tempos turbulentos e cruciais para os rumos da sua história, uma Europa atormentada pelas guerras napoleônicas e as "santas inquisições". O titulo do filme é uma alusão a um dos 'personagens' o pintor espanhol Francisco Goya, que assiste de camarote a luta pelo poder que fez tantas vitimas em sue país. De um lado as tropas de Napoleão avançavam fronteiras, e atropelavam aqueles que ousassem cruzar o seu caminho, sob o lema "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" milhares de pessoas foram mortas, decapitadas, guilhotinadas. Do outro a Igreja Católica Romana no ápice da sua intolerância torturava, condenava e exterminava todos os 'hereges' que não aceitassem ser conviventes com a sua crenças, a personagem Inês retrata muito bem, as loucuras feitas pela igreja na Santa Inquisição.Traçando assim os paralelos entre a Inquisição e a ascensão e queda das tropas Napolêonicas. E é aqui que reafirmo o problema não está na religião e sim na ideologia contida na mesma.

"A vitória das idéias é a vitória dos portadores materiais da idéias" (Bertolt Brecht)

Toda essa confusão ideológica se encaixa muito bem no personagem Frei Lorenzo, quando tem sua crença colocada a prova o sacerdote não sabe de que lado ficar.
Sombras de Goya é um filme que impressiona pela beleza das cenas, com interpretações profundas e tocantes. Um enredo capaz de nos provocar emoções distintas e nos fazer refletir o que muitas vezes é feito em nome de um bem maior, um filme que merece ser visto e apreciado em cada detalhe,e porque não até para refletirmos como estamos vivendo nossa espiritualidade, para não colocar o carro na frente dos bois impor a verdade pela força e pela violência (Zc 4.6). Afinal a única religião pura e verdadeira para com nosso Deus e Pai  é aquela que se propõe a '...visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo essa por sua vez tem o dever de guardar-se incontaminada do mundo. (Tiago 1.27)


Nenhum comentário:

Postar um comentário