quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Entenda a perseguição religiosa no Irã: Um Brado de Fé



Por Isaque Fermiano


Entenda um pouco da perseguição religiosa no Irã assistindo o documentário da Missão Portas Abertas que conta a história de Haik Hovsepian.
Um homem de Deus. Temente, pastor amigo e fervoroso e também um pai muito presente.Assim que houve uma mudança no governo Iraniano e o Islã passou a ser a religião oficial, a igreja cristã começou a passar muitas perseguições. Pastor Hailk sempre foi uma voz ativa e lutou em defesa dos seus irmãos cristãos que já se reuniam escondidos e já tinham invasões em seus cultos com ameaça de serem presos, apanharem e até quem sabe com o risco de morte. O ápice de tudo isso foi a prisão de um outro líder e amigo íntimo de Haik Hovsepian, o pastor Mehdi Dibaj ao qual seu único crime foi converte-se ao Cristianismo.


Assista ao Trailler do documentário da emocionante história do Pastor Haik:



Pastor Haik não se deixou abater e apelou para o governo iraniano pedindo a libertação de Dibaj. Obviamente ele foi totalmente ignorado. Pela graça de Deus, um documento que comprovava a falta de direitos humanos e a falta de um julgamento adequado chegou as mãos de Haik através de um guarda que simpatizava com o caso do pastor Mehdi Dibaj.


Com isso, Reverendo Haik Hovsepian começou uma campanha internacional pela libertação do pastor Dibaj, mandando uma carta ao representanda das Nações Unidas (ONU) para que fosse ao Irã investigar a falta de liberdade religiosa no pais. E mandou também um relatório detalhado para alguns órgãos de imprensa internacionais mesmo sabendo que, corria um grande risco de vida.

Diante de todo esse movimento feito pelo pastor Haik e a pressão internacional exercida em cima do governo, as autoridades acabaram libertando o pastor Mehdi Dibaj que estava preso a cerca de 10 anos. O caso chegou a sair no TIMES e também a ser discutido no parlamento britânico. No dia 16 de Janeiro de 1994 Mehdi Dibaj foi solto.

Mas com isso, pastor Haik passou a ser perseguido e a ser um dos principais inimigos do governo Iraniano. Ele mesmo sabia que logo viria conseqüências.






Apenas três dias depois da libertação de Dibaj, Haik estava indo ao aeroporto internacional de Teerã quando desapareceu. 11 dias depois o necrotério entrou em contato com a família. E seu filho viu a foto. Um homem totalmente machucado e com um buraco no coração. Era seu pai. Morto “misteriosamente”.

Um homem que defendeu seus irmãos, defendeu sua fé! E a Bíblia diz: “não há maior amor do que esse, do que aquele que dá a vida pelos seus amigos”.

E Logo depois o seu irmão que ele tinha salvado, também foi morto. Mehdi Dibaj foi encontrado em uma floresta. Outros pastores também foram enforcados e assassinados.


Isaque Fermiano para o Consciência e Fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário