quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Sobre a morte de Kadafi


Por Lucas Porto

Hoje, dia 20/10/2011 o mundo presenciou o que por muito tempo, muitos líbios e demais pessoas de várias nações aguardavam a queda definitiva de Muamar Kadafi, o tirano caiu, mas do que uma queda política, ele está morto. Ao longo quarenta anos que esteve no poder o ditador líbio comandou com mão de ferro, ferindo e destruindo todos aqueles que se opusessem se colocar em seu caminho. Quem esteve ao seu lado, e lhe concedeu fidelidade foi 'recompensado' quem ousava lhe contrariar foi destruído. Em 2011 o mundo acompanhou uma guerra civil que parecia jamais emergir com tanta voracidade em país de Cultura Islâmica no Oriente Médio em pleno século XXI, um totalitarismo que parecia 'incaível' foi pouco a pouco perdendo o seu poder, o imensa fortuna de Kadafi, seu exercito com oficias treinados nas melhores acadêmias militares, bem que tentaram mas não obtiveram sucesso diante de tamanha revolta que ascendeu no povo líbio, alguns de seus fiéis escudeiros foram pouco a pouco abandonando Kadafi. E hoje definitivamente Muamar Kadafi caiu, de uma vez por todas, para sempre.

 A pergunta que fica no ar é: A morte de Muamar Kadafi contribuirá para a democratização do Oriente Médio? Será que a Líbia depois de tantas décadas de totalitarismo e crueldade irá respirar ares de liberdade e democracia? Será que a CNT ( Comissão Nacional de Transição) irá conseguir reconstruir uma país, que ainda respira guerra civil?

Sobre esses questionamentos, prefiro não responde-lós deixo-os aos especialistas. Uma coisa eu sei, a história nos mostra varias episódios, oportunistas que usaram discurso democrático para se perpetuarem no poder por anos, gente que se dizia nacionalista mas que quando chegou ao poder nada faz além de oprimir aqueles que pensavam viver um novo tempo. Minha única certeza é a dúvida. Deixo aqui uma bela canção do Teatro Mágico que pode ilustrar bem esse episódio.



Teatro Mágico - Amanhã...será?

Se aliança dissipar..
e sentença for só desamor!
a tormenta aumentará!
Quando uma comunidade viva!
Insurrece o valor da Paz,
endurecendo ternamente!
Todo biit, byte , e tera..
será força bruta a navegar,
será nossa herança em terra!
Amanhecerá!
De novo em nós!
Amanhã, será?
Amanhecerá!
De novo em nós!
Amanhã, será?
O "post" é voz que vos libertará.
Descendentes tantos insurgirão.
A arma, o réu, o véu que cairá.
Cravos e Tulipas bombardeiam,
um jardim novo se levantará.
O Jasmim urge do solo sem medo.
O sol reclama no Oriente.
Brada a lua que ilumina.
Rebelando orações e mentes.
Amanhecerá!
De novo em nós!
Amanhã, será?

4 comentários:

  1. Sinto cheiro de Americanos.

    Na minha visão, por trás da frase Democratização, está uma nação em decadência que usa de artifícios indignos para conseguir conquistar seus interesses egoístas.

    Principal interesse: Petróleo

    E mais uma vez a história se repete.. Impressionante.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto e muito boa a música...
    Agora o que realmente vai acontecer?!
    Só Deus sabe...

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente, sabendo que existem cristãos que sofrem perseguição neste país, essa incerteza do futuro só preocupa.
    Nossa oração é a melhor escolha (melhor arma).
    Que Jesus os proteja nesse tempo. Sabemos que nada pode fugir ao controle do Senhor.

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente, pois na minha opinião a democracia das nações "superiores" é uma farça onde se criou uma industria do medo e que o oriente é sempre o Vilão, vejo que os papeis na geopolítica mundial estão invertidos, pela qual colocar uma mascara de bomzinho é bem mais facil para maquiar uma atitude de dominar acima de qualquer coisa.Faz-se necessário mudar conceito de "Terroristas"

    ResponderExcluir