quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A Graça do Evangelho


Por Brennan Manning 

Quando o evangelho da graça toma conta de nós, algo passa a estar muito certo. Vivemos na verdade e na realidade. Quando sou honesto, admito que sou um amontoado de paradoxos. Creio e duvido, tenho esperança e sinto-me desencorajado, amo e odeio, sinto-me mal quando me sinto bem, sinto-me culpado por não me sentir culpado. Sou confiante e desconfiado. Honesto e ainda assim insincero. Aristóteles diz que sou um animal racional; eu diria que sou um anjo com um incrível potencial para cerveja.

Viver pela graça significa reconhecer toda a história da minha vida, o lado bom e ruim. Ao admitir o meu lado escuro, aprendo quem sou e o que a graça de Deus significa. Como colocou Thomas Merton: “Um santo não é alguém bom, mas alguém que experimenta a bondade de Deus”.
O evangelho da graça nulifica a nossa adulação aos tele-evangelistas, superastros carismáticos e heróis da igreja local. Pois a graça proclama a assombrosa verdade de que tudo é de presente. Tudo de bom é nosso não por direito, mas meramente pela liberalidade de um Deus gracioso. A nós foram-nos dados Deus em nossa alma e Cristo na nossa carne. Temos poder de crer quando outros negam; de ter esperança quando outros desesperam; de amar quando outros ferem. Isso e muito mais é pura e simplesmente de presente; não é recompensa a nossa fidelidade, a nossa disposição generosa, a nossa vida heróica de oração. Até mesmo nossa fidelidade é um presente. “Se nos voltarmos para Deus”, disse Agostinho, “até mesmo isso é um presente de Deus”.

Em Lucas 18 um jovem rico vem até Jesus perguntando o que ele deve fazer para herdar a vida eterna. Ele quer ser colocado no centro das atenções. O ponto central de Jesus é o seguinte: não há coisa alguma que qualquer um de nós possa fazer para herdar o Reino. Devemos simplesmente recebê-lo como criancinhas.

4 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog, vejo que aqui temos mais um esconderijo onde abriga a verdade pura e simples do Evangelho!

    Gostei muito da sua colocação: "Viver pela graça significa reconhecer toda a história da minha vida, o lado bom e ruim." Essa é a mais pura verdade, e essa mesma Graça nos traz aquilo que mais precisamos nessa vida... Misericórdia!

    Adorei o Blog, conheci através do Púlpito Cristão. Convido a você e a todos leitores deste espaço de Graça a visitar meu blog:

    http://viverdagraca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Aceitar a graça de Deus não é fácil. Porque ela revela um amor incondicional, um amor que nada pede apenas se dá. E não estamos habituados a esse modo de ser divino, que nos constrange ao amor, e a refletir o que Ele é em nós nos outros.

    ResponderExcluir
  3. Publicação Simples, mas tocante ao coração. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Iolanda Chaves... tomei a ousadia de mencionar sua frase na minha página do face, espero que não se importe... amei sua confissão... se quiser, visita lá: http://www.facebook.com/pages/A-loucura-da-Gra%C3%A7a/139003202860252
    Abraço.

    ResponderExcluir