sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Não quero mais ser Evangélico

Por Ariovaldo Ramos

Mais um desabafo de alguém que ama a pureza e simplicidade do evangelho, e que por isso cansou de todo esse universo em-vão-gélico. Narrado por Ed René Kivitz.  Escute e tire suas próprias conclusões.


(Texto escrito) 

Ser evangélico, pelo menos no Brasil, não significa mais ser praticante e pregador do Evangelho (Boas Novas) de Jesus Cristo, mas, a condição de membro de um segmento do Cristianismo, com cada vez menor relacionamento histórico com a Reforma Protestante - o segmento mais complicado, controverso, dividido e contraditório do Cristianismo. O significado de ser pastor evangélico, então, é melhor nem falar, para não incorrer no risco de ser grosseiro.

Não quero mais ser evangélico! Quero voltar para Jesus Cristo, para a boa notícia que Ele é e ensinou. Voltemos a ser adoradores do Pai porque, segundo Jesus, são estes os que o Pai procura e, não, por mão de obra especializada ou por 'profissionais da fé'. Voltemos à consciência de que o Caminho, a Verdade e a Vida é uma Pessoa e não um corpo de doutrinas e/ou tradições, nascidas da tentativa de dissecarmos Deus; de que, estar no caminho, conhecer a verdade e desfrutar a vida é relacionar-se intensamente com essa Pessoa: Jesus de Nazaré, o Cristo, o Filho do Deus vivo. Quero os dogmas que nascem desse encontro: uma leitura bíblica que nos faça ver Jesus Cristo e não uma leitura bibliólatra. Não quero a espiritualidade que se sustenta em prodígios, no mínimo discutíveis, e sim, a que se manifesta no caráter.

Chega dessa 'diabose'! Voltemos à graça, à centralidade da cruz, onde tudo foi consumado. Voltemos à consciência de que fomos achados por Ele, que começou em cada filho Seu algo que vai completar: voltemos às orações e jejuns, não como fruto de obrigação ou moeda de troca, mas, como namoro apaixonado com o Ser amado da alma resgatada.
Voltemos ao amor, à convicção de que ser cristão é amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos: voltemos aos irmãos, não como membros de um sindicato, de um clube, ou de uma sociedade anônima, mas, como membros do corpo de Cristo. Quero relacionar-me com eles como as crianças relacionam-se com os que as alimentam - em profundo amor e senso de dependência: quero voltar a ser guardião de meu irmão e não seu juiz. Voltemos ao amor que agasalha no frio, assiste na dor, dessedenta na sede, alimenta na fome, que reparte, que não usa o pronome 'meu', mas, o pronome 'nosso'.

Para que os títulos: 'pastor', 'reverendo', 'bispo', 'apóstolo', o que eles significam, se todos são sacerdotes? Quero voltar a ser leigo! Para que o clericalismo? Voltemos, ao sermos servos uns dos outros aos dons do corpo que correm soltos e dão o tom litúrgico da reunião dos santos; ao, 'onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu lá estarei' de Mateus 18.20. Que o culto seja do povo e não dos dirigentes - chega de show! Voltemos aos presbíteros e diáconos, não como títulos, mas, como função: os que, sob unção da igreja local, cuidam da ministração da Palavra, da vida de oração da comunidade e para que ninguém tenha necessidade, seja material, espiritual ou social. Chega de ministérios megalômanos onde o povo de Deus é mão de obra ou massa de manobra!

Para que os templos, o institucionalismo, o denominacionalismo? Voltemos às catacumbas, à igreja local. Por que o pulpitocentrismo? Voltemos ao 'instruí-vos uns aos outros' (Cl 3. 16).

Por que a pressão pelo crescimento? Jesus Cristo não nos ordenou a sermos uma Igreja que cresce, mas, uma Igreja que aparece: 'Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. '(Mt 5.16). Vamos anunciar com nossa vida, serviço e palavras 'todo o Evangelho ao homem... a todos os homens'. Deixemos o crescimento para o Espírito Santo que 'acrescenta dia a dia os que haverão de ser salvos', sem adulterar a mensagem.

Fonte: Publicado em 23 de junho de 2003 no site da Rede Sepal, de autoria do Pastor Ariovaldo Ramos.

13 comentários:

  1. Muito bom. Ariovaldo é Ariovaldo.

    Também batalho por um evangelho puro e simples.

    Se puder, dê uma lida no meu texto mais recente:

    http://blogdoibrahim.blogspot.com/2011/09/conselhos-de-um-apostolo-moderno.html

    ResponderExcluir
  2. Lucas, texto fantástico! Onde eu o encontro em forrmato texto?

    ResponderExcluir
  3. Precisamos mto desse evangelho q Ariovaldo almeja, e nós tbm almejamos!!

    ResponderExcluir
  4. Só pra lembrar, esse texto foi escrito há 8 anos, em 2003. Não é novo. E, mesmo hoje, Ariovaldo continua sendo pastor, então devemos ver esse escrito sob uma perspectiva bem critica.

    Concordo em parte com ele, em parte não. Lembrando que Ariovaldo não está sempre certo, comete muitos erros como eu e você.

    O texto é generalista. Nem todo "evangélico" é desse jeito. Há milhares de líderes sérios, "pastores" sim. Sacerdócio universal dos crentes não significa anarquia. Frases como "O significado de ser pastor evangélico, então, é melhor nem falar, para não incorrer no risco de ser grosseiro" são de um generalismo absurdo. Temos que ser críticos quanto a este texto do mesmo modo que ele é critico quanto ao que ele chama de "evangélicos".

    O grande erro desse texto (que tem muitos pontos corretos) é jogar o bebê fora junto com a água suja.

    Na paz e no amor de Cristo,
    @MauricioZagari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mauzagari, concordo que houve algum excesso sobre o "significado de ser pastor evangélico", mas foi só este o excesso, pois evangélicos equilibrados, saudáveis,e que praticam o evangelho simples, singelo e verdadeiramente de Cristo, é uma coisa muito rara, tenho visto como os falsos profetas, enganadores e exploradores do rebanho, tem um verdadeiro exército de defensores, o cristianismo precisa voltar a ter Cristo como seu centro de referência, e não estes líderes falhos e corruptos que tem dominado as ovelhas a ferro e fogo, o povo de Deus, precisa aprender a ser primeiro guiado por Cristo e seu Espírito, pois a bíblia diz: "maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor"

      Excluir
  5. Muito bom esse depoimento.. é uma grande verdade. Está mais do que na hora de algumas igrejas retornarem ao verdadeiro evangelho,pois já existe alguns trabalhos que estao valorizando Eu, e se esquecem que devemos diminuir e que o Senhor cresça em nós.

    ResponderExcluir
  6. Já tinha ouvido a mensagem do Ed. René sou suspeita para falar pois para mim hoje Ariovaldo e Ed. Rene estão ocupando lugares privilegiados na minha sessão de mensagens !

    Muito bom !

    ResponderExcluir
  7. É isso aí, andar no caminho verdadeiro e simples, sem complicações gospel, sem unções especiais, sem maldições ancestrais, sem objetivos megalomaníacos de controlar o mundo.

    ResponderExcluir
  8. NÃO VAI POSTAR MEU COMENTARIO?

    ResponderExcluir
  9. Querido 'ANÔNIMO" sinto-me no direito de não publicar comentários 'anonimos' é a política do blog, quem quer criticar tem que dar a cara a tapa! simples assim, criticas são bem vindas, desde que não use palavras de baixa calão e o anonimato seja vedado! simples assim...
    publiquei o comentário acima só para avisar!

    ResponderExcluir
  10. eu não tenho conta no google ou blogs para comentar livremente! você deveria usar um sistema mais eficiente, como o disqus.com! meu nome
    é José Antônio da Silva, eu te peço um favor
    já que eu mim indentifiquei eu queria repostar meu comentario! sei muito bem que ele está no seu banco de dados, ou no do bloguer! seja democrático! minha opnião é contudente e clara !
    põe medo até você ! não tenho curso teologico, nem ensino superior ! mas possuo a palavra de Deus em minhas mãos!
    por. José Antônio da Silva

    ResponderExcluir
  11. baixo calão? eu só usei da liberdade de expor meu pensamento! tenho umas ideias fortes no meu texto que te fez não postar o comentario!
    que Deus te abençõe! nem a tua nem a minha vontade mas a de Deus prevalece, Sempre!

    ResponderExcluir
  12. fico feliz porque muitos não tem se contaminado com os manjares do diabo e se levantam para lutar contra a hipocrisia, contra aqueles que se dizem do israel de Deus e não são. Mas como diz a Palavra: aqueles que são de Deus ouvirão a Sua voz e de forma alguma seguirão o estranho, porque eles conhecem a voz do seu Pastor

    ResponderExcluir