quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Os Fiéis sem Fé


Por Luiz Carlos Prates


Às vezes fico pensando e não quero dar razão a quem um dia disse que o otimista não passa de um pessimista mal informado. Claro que o sujeito que disse isso devia ser um daqueles tipos amargos, daqueles que dificilmente nos ajudam a tirar a corda do pescoço quando estamos pensando no pior…
Essas divagações me vieram à mente porque tenho diante de mim uma manchete que resultou de uma pesquisa feita pelo IBOPE no início deste janeiro. A manchete diz assim: – “Brasileiro inicia o ano otimista”. E nos detalhes da pesquisa, fica-se sabendo que 74% dos brasileiros ouvidos disseram que este ano de 2012 será bem melhor do que o foi 2011. Mais que isso: 60% desses brasileiros acreditam que vão prosperar muito este ano. Interessante, mas discutível.
Para prosperar não basta o otimismo labial, é preciso, mais que tudo, da água benta do suor. Essa água benta, sim, essa produz milagres, apenas juntar as mãos em oração, sentar e esperar dá em nada. Todos podemos de fato prosperar este ano ou em qualquer momento, depende muito da capacidade de decisão e das mãos à obra no projeto pensado, desejado. De outro modo, é otimismo sem fundo, a praça não aceita…
Vou um pouco adiante lendo os jornais e acho esta outra manchete, que bem se pode juntar à primeira. Diz assim a manchete: – Igreja católica perdeu 6,7% dos seus fieis nos últimos 6 anos”. Fieis no quê? Mas eu acrescento: as outras igrejas também perderam.
Ocorre que as pessoas não têm fé, vivem pulando de uma seita ou igreja para outra, sempre a espera do milagre de sair da miséria… Esses “fieis” querem milagres, não querem trabalho, são os otimistas da boca para fora. E aí, comadre, não há santo ou igreja que ajude. Este ano vai ser melhor que o outro? Vai, se o povinho sair mais cedo da cama e parar de rezar com a boca…
TALENTOS
Vejo nas escolinhas de futebol guris bem-vestidos, uniformes flamantes, tudo comprado pelos pais. Mas não adianta, os guris não jogam nada. Já aqueles que não têm dinheiro para comprar uniforme comem a bola. Que bom que é assim! Bom, não vamos longe, Machado de Assis escreveu toda a sua belíssima obra a mão, a lápis… Já os “bacanas” com computadores modernos não escrevem uma linha. De nada adianta o dinheiro quando falta talento na cabeça…
SEXO
Para muitas mulheres, o sexo sempre se prestou como escada para a ascensão social. Mas hoje a dose passou do limite, a tal escada virou escada rolante. Poucas se dão ao respeito, atiram-se diante de qualquer bermudão sem graça que sacuda uma chave de carrão e lhes dê algum indício de “vantagens”. Que vantagem pode resultar de ter ao lado um tipo sem classe nem qualidades? Infelizmente, dinheiro ou algo parecido anestesia tudo o mais para as ambiciosas.
FILAS
Diz o Estadão: – “Filas por vistos nos Estados Unidos vão continuar”. E eu digo: esse pessoal da fila só vai ser alguma coisa na vida no momento em ficar na fila de uma livraria…



Do Blog do Autor

3 comentários:

  1. Texto magnífico...retuítar ele agoora!!

    ResponderExcluir
  2. Arrazouu...Fiquei até sem palavras =O

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto realmente. Ele me fez lembrar de uma pregação que ouvi um dia desses. O pregador falou sobre atitude:Comportamento ditado por uma disposição interna que nos leva a agir.Tomar decisões sem tomar atitudes não nos levará a lugar nenhum.É como se eu decidisse fazer uma dieta, mas chegando a segunda-feira não consigo renunciar nada e continuo comendo muito e o que não podia comer.
    Nossas decisões precisam ser acompanhadas de atitudes para podermos andar p/ frente! =)
    Lydes

    ResponderExcluir